quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ENCURVADOS POR POUCO TEMPO

Agosto / 2011 " Agindo Eu, quem impedirá?" - 4a Feira 10/08/2011
ENCURVADOS POR POUCO TEMPO
(Lucas 13:10-17)
Nem sempre a vida é fácil. Na verdade a maior parte das vezes ela é muito difícil – Jesus já nos advertia que no mundo teríamos aflições. E sabe quando percebemos isso? Quando nossos ombros começam a pesar. Pesa sobre nós as responsabilidades que assumimos, as obrigações que temos, as auto-expectativas que criamos, entre outras. O que fazer quando a vida nos encurva?
Certa vez Jesus encontrou uma mulher encurvada pela vida. Apesar de estar encurvada ela era uma pessoa religiosa (estava na sinagoga em pleno Sábado) e, mesmo buscando a Deus, estava encurvada fazia 18 anos. A Palavra não especificou o porque daquela enfermidade mas talvez ela estivesse oprimida pelo legalismo religioso. Aliás, TUDO AQUILO QUE NOS PRENDE, QUE NOS APRISIONA NOS ENCURVA, nos impede de crescer. Fato é que aquela mulher fora encurvada no decorrer da sua vida.
O que acontece com quem foi encurvado pela vida?
1) Uma pessoa encurvada pela vida tem uma visão imediatista. Um encurvado perde a visão do horizonte. Não consegue olhar para frente. A pessoa encurvada só consegue ver o chão e não o céu. E quem não tem visão do céu acaba ficando sem esperança. Porque a esperança é derramada (vem de cima para baixo-Romanos 5:5 – “A esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”); isto é, ela vem de Deus para nós. Alguém encurvado pela vida perde a visão horizontal da vida (capacidade de ver além do horizonte);
2) Uma pessoa encurvada não distingue a presença de Jesus. O Rei estava na sinagoga, há poucos metros daquela mulher. Mas ela não conseguia vê-lo. As pressões da vida por vezes tiram a nossa percepção espiritual, tiram a sensibilidade ao que Jesus está realizando. Passamos a notar outras coisas e achamos que JESUS não está perto de nós... Mas Ele está logo ali. E quando não sentimos a presença de Jesus ao nosso lado nossos problemas se tornam maiores nos encurvando cada vez mais para baixo;
3) Uma pessoa encurvada é aquela que deixa de receber as coisas de Deus (que vem do céu), porque acostumada está a pegar as coisas que estão no chão. E sabe o que está no chão? As sobras dos outros e aquilo que foi pisado pelo Diabo. A vida daquela mulher encurvada era de dar dó. Sempre mendigando atenção. Sempre recebendo as migalhas de carinho, de amor. 18 longos anos vividos na mediocridade;
O peso que aquela mulher carregava era terrível, nem os familiares, nem os amigos e nem os religiosos podiam ajudá-la. No verso 11 diz: “... de forma alguma podia endireitar-se”. Por certo ela já tinha buscado algumas alternativas, mas se deu por vencida. Segundo alguns estudiosos, suas vértebras se fundiram e era impossível consertar.
E este é mais um engano de satanás.
Será que uma encurvada há tanto tempo poderá se endireitar? Será que uma vida assim de tanto tempo sem vitória, sem crescimento, sem avanço, pode endireitar-se? Isso é possível? Será que posso reconstruir meu casamento, meu relacionamento com meus pais, com meus amigos, será possível? Quando fazemos essa pergunta vozes se levantam aos nossos ouvidos dizendo: “É melhor se conformar e continuar indo ao templo encurvada, pois não tem remédio mesmo!” Este é um outro engodo do diabo. Prossiga encurvada com o peso desta ferida emocional, não tem remédio mesmo, nunca poderás endireitar-se, isso é impossível! Continue assim! Esse é o seu destino.
A boa noticia é que mesmo quando a vida nos encurva, Jesus nos endireita! Ele nos vê quando não o enxergamos, nem o percebemos. Mesmo que o peso das lutas, dos erros, dos pecados, nos encurve e não nos permita enxergar Jesus, Ele nos enxerga.
Para sermos libertos das pressões e opressões que encontramos na vida só mesmo fazendo duas coisas:
a) Ouça Jesus (v.12) – aquela mulher teve sua visão prejudicada. Mas seus ouvidos estavam abertos para a Palavra do Mestre. Na hora em que encurvamos, precisamos somente ouvir a Jesus. E Ele nos chama para vir para o meio! Você pode ainda não estar se vendo crescendo nas principais áreas de sua vida, mas abra seus ouvidos para as palavras proféticas que estão sendo liberadas sobre ti nessa campanha, Deus vai alargar seu espaço, sua tenda, vai te fazer avançar e conquistar. Creia, ouça a voz de Deus.
b) Fique embaixo das mãos de Jesus (v.13). Aquela mulher, com toda a dificuldade e pressão que tinha sobre seus ombros, sai da onde estava e vai para debaixo das mãos de Jesus. Não há Diabo que consiga se interpor entre nós e a abençoadora mão de Jesus quando decidimos ir até o Senhor. Não há pressão, responsabilidade, obrigações, expectativas que resistam ao tratamento de Jesus, porque ELE nos alivia de toda a carga (Mt.11:28). Não há nada que nos prenda cujas cadeias, correntes Jesus não possa quebrar!
O que você está fazendo então fora das mãos de Jesus? Coloque hoje mesmo sua vida nas mãos de Deus e comece a desfrutar de um novo tempo de crescimento em todas as áreas de sua vida.
Deus lhes abençoe
Pr Marcio Rocha, prisioneiro do amor de Cristo
MÚSICA: Há um lugar - Heloísa Rosa