segunda-feira, 26 de março de 2012

Conteúdo da Segunda aula

Abaixo o conteúdo da aula que não está na apostila.

PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO


Foi o período de 400 anos em que nenhum profeta inspirado por Deus surgiu em Israel.

Considerando o Antigo Testamento completo.

A diferença de tempo entre o último livro do Antigo Testamento e o primeiro do Novo.

Muitos consideram como o Período onde Deus esteve em silêncio com o homem, apesar disso, acontecimento no cenário político se mostrou providenciais para preparação do caminho da vinda do nosso Messias, o Cristo, e a proclamação do seu evangelho.
1 – A SUPREMACIA PERSA

Depois do tempo de Neemias o império Persa exerceu controle sobre a Judéia. Foi um período tranquilo para o povo Judeu, pois havia a liberdade das suas práticas e atividades para com o Senhor.

Nesse tempo a Judéia foi governada por Sumo Sacerdotes que prestavam contas ao seu Governo. Ao mesmo tempo em que houve essa autonomia estes Sumos Sacerdotes se corromperam, transformando em posição política (inveja, intriga e até homicídios).
2 –  ALEXANDRE, O GRANDE

Diz a “lenda” que quando Alexandre se aproximava de Jerusalém, Jadua (Sumo Sacerdote) foi ao seu encontro e lhe revelou a profecia de Daniel 8, dizendo que ele teria vitória. O fato é que Alexandre tratou os Judeus com bondade. Permitiu que eles observassem suas leis; Concedeu-lhes isenção tributária no ano sabático e, ao construir Alexandria, incentivou-os a mudar para essa cidade oferecendo-lhes privilégios comparáveis a seus súditos Gregos.
3 – JUDÉIA SOB O GOVERNO PITOLOMEUS

Durante o governo de Pitolomeu III, os Judeus traduziram sua lei; o Pentateuco para o Grego.

Essa tradução ficou conhecida como Septuaginta (por terem sido 72 tradutores – 6 de cada tribo de Israel).

Esses tradutores receberam uma inspiração sobrenatural para uma tradução infalível.
4 – A JUDEIA SOB O GOVERNO SELÊUCIDAS

Os governantes Sírios são conhecidos como Selêucidas, pois seu reino, construído sobre as ruínas do império de Alexandre, foi fundado por Seleuco I (Nicator).

Durante este governo o povo Judeu sofreu, seus direitos foram revogados, os sacrifícios diários foram proibidos e um altar a Júpter foi erguido no lugar dos holocaustos. Cópias das Escrituras foram queimadas e os Judeus foram obrigados a demostrar desprezo pela consciência dos princípios de Deus.
5 – OS MACABEUS

Os Judeus oprimidos não demoraram para encontrar um defensor. Ao chegarem à vila de Modina, cerca de 24 Km a oeste de Jerusalém, os emissários de Antíoco esperavam que Matatias, um sacerdote idoso, desse o exemplo para o povo e oferecesse sacrifício pagão. Ele não apenas recusou como também matou um judeu que junto com um oficial sírio que dirigia a cerimônia. Apesar de Matatias não ter vivido para ver seu povo ser liberto do julgo dos sírios, Matatias incumbiu seu filho Judas (O Macabeu) a assumir a liderança. Em 164 a.C., Judas recuperou o controle de Jerusalém, purificou o templo e reinstituiu os sacrifícios diários.
6 – ROMA

Marco Antônio apoiou a causa de Hircano. Depois do assassinato de Júlio César e de Antípater, Antígono, o filho de Aristóbulo, procurou tomar para si o trono. Chegou a governar em Jerusalém durante algum tempo, mas Herodes, filho de Antípater, voltou de Roma e se tornou rei dos Judeus com o respaldo romano. Seu casamento com Mariane, neta de Hircano, lhe serviu de elo com os governantes macabeus.

Herodes foi um dos governantes mais cruéis de todos os tempos. Assassinou o próprio sogro (31 a.C.), e mandou executar sua esposa Mariane e seus dois filhos. Já no leito de morte, Herodes ordenou a execução de Antípater, seu filho com outra esposa.

Nas Escrituras, Herodes é conhecido como o Rei que mandou matar as crianças de Belém por temer a rivalidade daquele que viria ser o Rei dos judeus.

 De Malaquias a Mateus
300 - 30
REDAÇÃO DOS LIVROS APÓCRIFOS
333
CONQUISTA DOS PERSAS POR ALEXANDRE, O GRANDE
323
MORTE DE ALEXANDRE, O GRANDE
280 – 200
TRADUÇÃO DA SEPTUAGINTA (tradução do Antigo Testamento para o grego)
200
CONSTRUÇÃO DA GRANDE MURALHA DA CHINA
167
Profanação do templo em Jerusalém por Antíoco Epifânio, que ofereceu carne de porco no altar do holocausto
165
Purificação do templo e restauração do uso devido por Judas Macabeu
63
Entrada de Pompeu em Jerusalém
63
Assassinato de Júlio César
37
Nomeação de Herodes para governar a Palestina
20
Início da reconstrução do templo em Jerusalém por ordem de Herodes, o grande.

FONTE: BÍBLIA ANOTADA E EXPANDIDA - SBB - MUNDO CRISTÃO 

LIVROS APÓCRIFOS

 Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto), também conhecidos como Livros Pseudo-canônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico.
A terminologia teológica católica romana/ortodoxa para os mesmos é deuterocanônicos, isto é, os livros que foram reconhecidos como canônicos em um segundo momento (do grego, deutero significando "outro"). Destes fazem parte os livros de Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (também chamado Sirácide ou Ben Sirá), Baruc (ou Baruque) e também as adições em Ester e em Daniel - nomeadamente os episódios da História de Susana e de Bel e o dragão.
Os apócrifos são cartas, coletâneas de frases, narrativas da criação e profecias apocalípticas. Além dos que abordam a vida de Jesus ou de seus seguidores, cerca de 50 outros contêm narrativas ligadas ao Antigo Testamento.

Cânon Bíblico

O Cânone Bíblico designa o inventário ou lista de escritos ou livros considerados pela religiões cristãs como tendo evidências de Inspiração Divina. Cânone, em hebraico é qenéh e no grego kanóni, têm o significado de "régua" ou "cana [de medir]", no sentido de um catálogo. A formação do cânone bíblico se deu gradualmente. Foi formado num período aproximado de 1 500 anos. Os cristãos protestantes acreditam que o último livro do Antigo Testamento foi escrito pelo profeta Malaquias
Antes mesmo de Deus ter ordenado a Moisés que escrevesse, pela primeira vez, um memorial a respeito da vitória de seu povo sobre os amalequitas, a Palavra de Deus já circulava entre os homens sob o método da transmissão oral: "Escuta-me, mostrar-te-ei; e o que tenho visto te contarei; o que os sábios anunciaram, ouvindo-o de seus pais, e o não ocultaram ...". ( 15:17,18)
Os Evangelhos registraram várias citações de Jesus do Antigo Testamento, comentando sobre o Gênesis, Deuteronômio, Números, I Samuel, Salmos, Malaquias, Daniel, reconhecendo-os como a Palavra de Deus (Mateus 12:3; 19:4; 22:37-40).

FONTE: WIKIPÉDIA
ATENÇÃONão se esqueçam de entregarem seus trabalhos para a Christienne e também de acertarem o valor da apostila.