quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Do jeito de Deus sempre dá certo!!

Comunidade Evangélica da Zona Norte - 4a feira 26/10/2011

Tema: Do jeito de Deus sempre dá certo.

Gn 6:14-16 "Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calefetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta a largura; e, a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro."

No tempo em que eu comecei a soltar pipa, havia em Nilopolis uma pipa que era muito rápida nos seus "dibiques", nas suas manobras. Quando nós a víamos nos céus ninguém queria ir "cruzar" porque certamente, ainda que você tivesse um "cerol" mais poderoso do que o oponente, qualquer manobra daquela pipa mudaria o jogo. Isso acontecia por causa da sua forma, era a "pipa do Betinho". Todos queriam aquele tipo de pipa, todos queriam imitar a forma daquele brinquedo do ar porque ela dava certo.

Você tem dado certo?

Estamos compartilhando um texto que conta a história de um grande homem de Deus chamado Noé. Deus estava disposto a acabar com tudo que respirava na face da terra por causa da corrupção e violência que enchia a terra (Gn6:11). Então Ele chama Noé e dá uma ordem até então absurda para aquela época. Digo absurda em todos os aspectos porque nunca havia chovido na terra, pelo menos não há nenhuma citação na palavra sobre isso, e segundo porque nunca ninguém havia construído uma arca, nem pequena, nem média e muito menos tão grande quanto as medidas dadas pelo Senhor a Noé.

Mas havia algo tremendo que certamente faria com que Noé tivesse êxito naquela empreeitada: foi Deus quem deu a planta, foi Ele quem deu a direção.

Querido, NÃO TEM COMO DAR ERRADO SE DEUS DER A PLANTA!!!!

Se há alguma coisa dando errado em sua vida, verifique de quem tem sido os planos, as plantas ou a direção que você tem tomado.

Pv16:9 diz "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."

O apóstolo Paulo foi um homem de sucesso. Tudo que ele fazia tinha êxito. Não temos nenhum relato escrito do fim de Paulo, mas foi provavelmente ele executado antes da morte de Nero no verão de 68 D.C.. Como um cidadão romano, ele deve ter sido poupado das torturas que os seus companheiros de mártir haviam sofrido recentemente. A tradição diz que ele foi decapitado fora de Roma e enterrado perto dali. A sua morte libertou Paulo para "partir e estar com Cristo, o que é muito melhor" (Filipenses 1:23). E eu fico me perguntando ainda hoje, apesar de saber a resposta, qual o sucesso daquele homem que antes de ter sido "o cara", era um exterminador de cristãos. Sabe qual é a resposta? 1Cor11:1 "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo".

Seguir os planos de Deus é ter sucesso em todas as áreas da sua vida!!!

Seu casamento tem quem como parametro? Seu relacionamento com seus filhos ou com seus pais tem imitado quem? As novelas? Os seriados? Seus vizinhos?

Será que sua vida financeira está enrolada por que você tem imitado o curso desse mundo que diz que dizimar é "dar dinheiro para o pastor"? Será que as promoções no seu trabalho nunca chegam por que seu parametro de funcionário padrão é o "Zé Ruela" que sempre chega atrasado e fala mal pelos cantos da empresa?

Ei meu irmão, acho que está chegando a hora das coisas começarem a dar certo na sua vida, por isso mude o esquema, mude os planos, admita e arrependa-te dos seus maus caminhos. Aceite que o modelo de Deus para sua vida, para seu casamento, para sua família são planos infalíveis.

Pense do que Deus livrou Noé e sua casa.

Noé tinha tudo para questionar Deus. Nunca havia chovido, nunca havia feito um barquinho de papel sequer. Porém Noé decidiu seguir passo a passo os conselhos e orientações do Senhor.

Deixa eu te dizer uma coisa muito séria: precisamos aprender a seguir todos os conselhos sem se desviar um centímetro sequer dos planos originais de Deus.

Lembram de Josué? Homem forte, corajoso, homem que ouviu, viu e entrou na terra da promessa. Quando Moisés morre o que Deus diz para ele para que ele tivesse exito? Dentre muitas coisas, no verso 7 do capítulo 1, o Senhor deu a planta e disse: "não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda para que sejais bem sucedidopor onde quer que andares".

Quantos querem ser bem sucedidos por onde quer que andares? Vai, levanta a tua mão e diga "Eu serei bem sucedido por onde quer que eu ande", vamos lá, diga isso mais forte!!!

Mas tem um segredo: rasgue seus planos e siga as orientações de Deus!!!!

Repita comigo: Do jeito de Deus sempre dá certo!!!!

Preciso terminar essa palavra...

Pense comigo...se Deus nos confiasse essa missão de construir a arca, faríamos do jeito certo ou inventaríamos alguma coisa?

Veja que Noé não diz para Deus assim: "Pôxa Senhor, uma porta só? Se todos nós ou todos os animais quiserem sair correndo de uma vez só muita gente e muito bicho vai ser pisoteado".

"Ah Senhor, uma janela apenas? E o fedor de bosta desses animais? Eu não vou aguentar, vou fazer 2 janelas. sei que o Senhor vai me entender."

É mais ou menos assim hoje..."Poxa Senhor, não tem nenhum homem ou mulher sério na tua casa, vou me casar com alguém que não te conhece, vai que ele ou ela se converte."

"Ah Senhor, não dá para obedecer tudo na palavra, tem coisas que 'eram para aquela época', hoje é tudo diferente."

Aí quando percebemos que o tempo passou vamos ver que tem muita coisa em nossas vidas que não deram certo por causa dos "pregos" que colocamos fora do lugar original.

Uma vez fui me precipitar em montar um móvel que eu havia comprado. Pensei assim: não sou maluco, isso é fácil, afinal de contas eu era bom em quebra-cabeças na minha infancia, é só colocar peça por peça. Quando eu acabei, sobraram pelo menos umas 5 peças. Mas ao olhar para aquele móvel eu não via nenhum lugar para aquelas peças. Em pouco tempo, aquele móvel estava caindo, desmontando. Acabamos perdendo tudo porque não segui o plano original da montagem. Muitas das vezes procuramos um lugar para colocar a santidade, a fidelidade, o respeito, a oraçao, o jejum e outras coisas mais e não achamos lugar em nossas vidas por acharmos que está tudo no lugar certo.

Talvez você esteja perdendo o que Deus lhe deu porque não está obedecendo o modelo original dos planos de Deus para sua vida. Pare de tentar do seu jeito, pois do seu jeito você perde a garantia de fábrica, mas do jeito de Deus, no modelo de Deus, pode até no meio do caminho acontecer alguma coisa, mas tem garantia eterna de quem criou todas as coisas!!!

Libera um brado de vitória!!!!!

Agora é sério, deixa eu terminar...

Dt28:1-14 nos mostra promessas de Deus para todas as áreas de nossa vida. Mas ele começa dizendo que precisamos "atentamente ouvir a voz do Senhor tendo o zelo ou cuidado de guardar todos os mandamentos", e termina no verso 14 sendo firme mais uma vez em dizer que se queremos que tudo dê certo, será necessário "não nos desviar nem para a esquerda e nem para a direita".

Dá para entender por que hoje algumas coisas não estão indo bem na sua vida?

Mais uma vez Paulo diz claramente qual é o nosso modelo em Ef5:1 "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados".

Pv16:1 diz que temos toda liberdade de fazer planos, mas também nos mostra que a resposta certa é a que vem da boca do Senhor.

Noé teve êxito, deu tudo certo, mesmo com algumas coisas saindo do controle humano, mas no final deu tudo certo. Ele sabia, que apesar de ter sido uma ordem que ele não entendia, ele obedeceu e seguiu tudo da maneira certa. Podemos não entender, achamos que não "é bem assim", mas se seguirmos o modelo de Jesus, nossa história termina bem.

Ainda há tempo de mudar sua história, ainda há tempo de mudar os planos, ainda há tempo de se recompor, de se levantar, de ser restituído.

Do jeito de Deus sempre deu, sempre dá e sempre dará certo. Você só tem que seguir passo a passo.

Ah... sobre as pipas, eu sempre perdia as minhas. Não eram as pipas do Betinho.

Deus lhe abençoe

Pr Marcio Rocha, prisioneiro do amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário